Fuso ou Centro? O artefato usado na Iconografia de Nossa Senhora do Amparo, por Paulo Vitor Luz



Normalmente, as iconografias de Nossa Senhora costumam usar um Cetro em sua mão direita expressando uma condição de realeza. A Iconografia de Nossa Senhora do Amparo, uma imagem barroca do século XVIII, tende a seguir essa mesma linha iconográfica. Contudo, para muitos devotos ela possui uma particularidade, na qual a peça de madeira dourada que a imagem ostenta não é um Cetro, e sim um Fuso - peça roliça usada para fiar nos teares. A justificativa desta particularidade está na ligação da Santa com a fábrica Companhia Valença Industrial (CVI), já que Nossa Senhora do Amparo é proclamada, sobretudo como Padroeira dos Operários. Em pesquisa, encontramos algumas evidências, apresentadas abaixo, ao comparar a peça de madeira que a imagem porta, com um fuso de fiar.
Deste modo o Fuso usado pela imagem é signo o qual demarca a relação da Padroeira da cidade com os operários da fábrica.
Ao comparar a peça usada pela imagem de Nossa Senhora do Amparo, com uma pesquisa de fusos de fiar de teares, é notória a semelhança entre ambos. Vale salientar que cada fuso pode apresentar uma forma distinta, de acordo com o artesão, região e período que foi produzido. 
                                                                                                                                  Autor: Paulo Vitor Luz¹


SOBRE O AUTOR DO TEXTO:
¹LUZ, P. V. S. Graduando do 5º semestre em História, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (Campus V), Santo Antônio de Jesus –Bahia. E-mail: paulovitorsluz@hotmail.com