Já se aproxima os festejos da Padroeira do município de Valença/BA, que é uma das mais belas e importantes manifestações culturais do Estado da Bahia. Este ano de 2022, celebrando seus 265 anos de história da devoção a Nossa Senhora do Amparo nas terras valencianas.
É importante destacar a dimensão da “Festa do Amparo”, como popularmente é conhecida, no contexto da vida social e cultural de Valença e da região do Baixo Sul, alterando o cotidiano dos devotos e da dinâmica da cidade no período festivo.
Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Valença-BA pela Lei Municipal Nº 2.524/2018, a festa de Nossa Senhora do Amparo também tem sua importância política e econômica ao aquecer o comércio e o turismo, abrindo a temporada mais efervescente da região: o verão.
Que neste ano possamos voltar a subir a colina sagrada com muito amor, festa e devoção. Que no dia maior para o povo valenciano, o dia 08 de novembro, possamos ir as ruas de Valença louvar e agradecer a Rainha de Valença com fogos, confetes, balões, bandeirolas, tapetes, flores, incensos, alfazemas, pedidos, cânticos e ladainhas. Pois é através dessas expressões populares de fé, que a festa de Nossa Senhora do Amparo apresenta sua singularidade e ratifica as palavras do Hino da padroeira: “Oh! Senhora do Amparo, tua festa é emoção!”
A festa de Nossa Senhora do Amparo tem significados que só podem ser vividos e sentidos enquanto se festeja. É através de práticas e representações únicas, que a Festa do Amparo constrói sua identidade.
Viva Nossa Senhora do Amparo! Viva a Padroeira de Valença-BA! Viva a Rainha do Baixo Sul!