Curta-Metragem "Amparo de Valença: Uma Fé Inabalável" (2024)

Apresentação do Cartaz de Lançamento do Curta-Metragem “Amparo de Valença – Uma Fé Inabalável”, dirigido pelo historiador Paulo Vitor Luz, um filme realizado com o apoio financeiro da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do Edital Henrique Roza nº 001/2023.

Com aproximadamente 350 anos, desde o século XVII que a devoção à Nossa Senhora do Amparo traz consigo uma marca identitária do povo valenciano: os seus modos singulares de festejar a padroeira. A Festa de Nossa Senhora do Amparo tem significados que só podem ser vívidos e sentidos enquanto se festeja.

No entanto, em 2020, assim como o Brasil e o mundo enfrentaram os desafios da pandemia da COVID-19, a Festa de Nossa Senhora do Amparo também precisou se reinventar. O documentário “Amparo de Valença – Uma Fé Inabalável” busca explorar como a cidade de Valença-BA conseguiu manter a emoção singular emoção da festa em um contexto tão atípico.

O curta-metragem documenta a reinvenção das práticas culturais e religiosas durante a pandemia, mostrando como os valencianos adaptaram suas tradições para celebrar sua padroeira. Com novenas sem público e a tradicional Missa dos Operários realizada com o adro vazio, o ponto alto foi uma carreata inédita que percorreu diversos bairros de Valença, substituindo a tradicional procissão.

Apesar das restrições sanitárias, a carreata de 2020 demonstrou a fé inabalável dos valencianos. Muitos formaram uma longa fila de carros, motos e bicicletas, e outros acompanharam a pé, enquanto aqueles que não puderam participar acenavam e celebravam de suas casas e esquinas.

“Amparo de Valença – Uma Fé Inabalável” busca reafirmar que a essência da festa está na força da devoção do povo, destacando como a fé e a tradição se adaptaram e se mantiveram vivas em tempos difíceis.