Sobre


Este Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Documental e Cultural da Devoção e Festa de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Valença-BA, foi criado pelo professor Paulo Vitor Souza da Luz, Pós-Graduando no Mestrado em História: Atlântico e Diáspora Africana, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGH- UESC) e Graduado no curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A concepção deste espaço surgiu da necessidade de preencher lacunas de informações precisas sobre a devoção secular à Nossa Senhora do Amparo em Valença, uma festa de grande importância e de rica trajetória histórica. Assim, este espaço foi criado para que você, estimado leitor e pesquisador, possa encontrar uma variedade de informações relacionadas à Nossa Senhora do Amparo, abrangendo desde aspectos da igreja e da festa até a devoção.

O objetivo primordial deste projeto é facilitar o acesso à história desta igreja, desta festa e desta devoção, proporcionando às gerações futuras um maior engajamento com a história desta devoção secular na cidade de Valença-BA. Neste memorial, serão disponibilizados textos acadêmicos e jornalísticos, fotografias, produções artísticas, canções, textos literários, livros e outros materiais relacionados à igreja, à festa e à devoção, tudo reunido neste ambiente virtual.

a criação deste espaço dedicado à devoção secular à Nossa Senhora do Amparo em Valença representa um passo significativo na preservação e divulgação da rica história desta festa e da devoção que a envolve. Ao oferecer uma ampla gama de informações, desde aspectos históricos até expressões artísticas contemporâneas, este projeto visa não apenas preencher lacunas de conhecimento, mas também promover um maior entendimento e engajamento com essa tradição tão significativa para a comunidade local e para a cultura religiosa do Brasil. Esperamos que este memorial virtual sirva como um recurso valioso para pesquisadores, devotos e curiosos, garantindo que a história e a devoção à Nossa Senhora do Amparo continuem a ser celebradas e preservadas por muitas gerações futuras.

Ademais, ao facilitar o acesso e proporcionar um espaço para a partilha de informações e reflexões, este projeto aspira a fortalecer os laços entre o passado e o presente, entre as pessoas e suas tradições, enriquecendo assim o tecido cultural e espiritual da comunidade de Valença e além. Que este esforço coletivo para preservar e celebrar a devoção à Nossa Senhora do Amparo inspire outros esforços semelhantes de valorização do patrimônio cultural e religioso em todo o país, promovendo assim um maior apreço e compreensão da diversidade de expressões de fé e devoção que enriquecem nossa sociedade.

Cordialmente,

Paulo Vitor Souza da luz

Curador do Projeto